Aqueles que caem

“A Lei nos leva a Cristo para sermos justificados e Cristo nos leva de volta à Lei para sermos santificados” 

 “... Se outro crente estiver derrotado... ajude essa pessoa...” – Gálatas 6:1

Não há problema algum em confrontar alguém que você imagina estar errado, desde que não o faça como se você fosse um juiz ou o dono da verdade. Quando os líderes da igreja insistiram que “uma mulher surpreendida no ato do adultério fosse apedrejada” -Jo 8:4, Jesus respondeu: “...aquele que nunca pecou atire a primeira pedra” - Jo 8: 7. Uma autora cristã escreveu: “Estamos cientes dos erros dos outros porque eles confiaram em nós, ou porque nos auto elegemos ‘delegados morais’, para justificar nossa insistência em examinar as deformidades de comportamento de todo mundo? Seu objetivo é restaurar os pródigos, ou você tem uma motivação oculta para se levantar condenando os que o cercam? Ela conta: Fui confrontada duas vezes por outros cristãos; a primeira foi através de uma senhora de rosto vermelho que eu não conhecia e estava furiosa por eu estar usando botas de couro até o joelho com uma saia curta em sua igreja. Ela me chamou de ‘Jezabel’. O segundo confronto partiu de uma boa amiga que me apontou com ternura o meu orgulho em uma determinada situação. “O nome de que me chamaram deixou uma ferida em minha alma, mas a repreensão compassiva fez eu me voltar para os braços doadores do nosso Pai celestial”.
Só Deus tem a combinação perfeita de santidade e misericórdia para julgar o coração humano. A Bíblia diz: “Se outro crente estiver derrotado por algum pecado, vocês que são santos devem com ternura e humildade ajudar essa pessoa a voltar ao caminho reto. E tomem cuidado para não caírem vocês também na mesma tentação”. O único que era digno de nos condenar escolheu em vez disso nos perdoar, portanto, quando o Espírito Santo o impelir a confrontar alguém que está caído, lembre-se da sua própria condição de pecador salvo pela graça, e faça isso com sinceridade, compaixão e humildade.

“Apenas a experiência de sermos perdoados capacita-nos a perdoar os outros.”


Comentários