Os três homens - Páscoa

“A ressurreição de Cristo é a prova, de que o amor e a vida são eternos”.



“... Derramou sua alma na morte e foi contado com os transgressores, mas ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercede”. - Isaias 53.12.


A crucificação de três homens fora dos muros da cidade de Jerusalém mudou o curso da história do mundo. Os executores romanos martelaram os pregos através de seus pulsos e tornozelos e deixaram os três esperando a morte. O evento em si era comum naqueles dias; porém mais de dois mil anos depois, o mundo ainda fala sobre o que aconteceu naquele dia e alguém escreveu:

O primeiro homem morreu com o pecado em si e sobre si. 
O segundo morreu como pecador, mas sem a culpa sobre si. 
O terceiro morreu com a culpa sobre Ele, mas não era culpado.

Um morreu com o pecado em si e sobre si.

Este parecia estar irado contra um homem inocente chamado Jesus, que estava ali ao seu lado. Mas ele não estava só em seu desprezo a Jesus, outros compartilhavam do mesmo sentimento. Era fácil ficar furioso com alguém que clamava ser a luz e a esperança do mundo e que acabara pendurado como um criminoso comum, nem mesmo salvando-se da morte. Sentia raiva de Jesus por Ele ser incapaz de ajudar a si mesmo e a eles. - Lucas 23:39. Morreu com seu pecado dentro de si e sobre si.

O outro morreu como pecador, mas sem a culpa sobre si.

Virando-se para seu companheiro, ele disse: “Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus lembra-te de mim quando estiver no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” - Lucas 23:40-43. Aquela pode ter sido uma das mais importantes conversas registradas na Bíblia. Essas poucas palavras demonstram o que o Novo Testamento declara: O perdão e a vida eterna são dados a todos os que crêem em Jesus para o perdão de seus pecados. A fé em Cristo determina o nosso destino eterno. - Atos 16:31.

O terceiro morreu com pecado sobre si, mas não era pecador.
Jesus levou sobre Seus ombros a culpa do mundo naquele dia. Ele morreu com o peso dos pecados do mundo sobre si, mas sem ter cometido erro algum. Três dias depois, Ele ressuscitou dos mortos para mostrar que a Sua morte - Trágica como foi, não tinha sido um erro. O corpo ressurreto de Cristo marcado pelos cravos deu a centenas de discípulos todas as evidências que precisavam para que pudessem crer. ‘Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo... Com sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos’. - 1 Pedro 1:3. Esta também será a nossa história. Nós estávamos lá, porque Deus estava lá em nosso lugar, suportando nossos pecados. Também estávamos lá, porque todos responderão, quer como o primeiro, quer como o segundo homem.


Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. - 1 Coríntios 15:21-22.


“É tempo de libertar, de libertação, de passagem, de passar… Para onde? Para ressurreição... À luz, o amor e a vida, que é eterna”. Feliz Páscoa.




por: Antonio Donizeti Biseo

Comentários