Ouça mais

“Seja rápido para ouvir, lento para falar”. – Tiago 1:19

Resultado de imagem para pessoa ouvindo
Você quer se tornar um bom líder? Torne-se um bom ouvinte. Eis duas histórias do que acontece quando não dedicamos tempo para ouvir. A primeira é de uma jovem magoada por um gerente que sempre era rude com ela. ‘Esperávamos que ele aguardasse e nos respondesse a perguntas sérias sobre o nosso trabalho. Muitas vezes ele saía quando estávamos no meio da frase, sem ter ouvido nada’. A outra é do líder de jovens de uma igreja que foi demitido: Depois de servir ao Senhor ali por dois anos, fui chamado para uma reunião de presbíteros. Eles mostraram uma lista de todas as coisas que eu havia feito de errado nos últimos dois anos. A maior parte do que eles disseram era verdade, uma vez que eu era novo nesse trabalho. Então eles exigiram que eu pedisse demissão. O que aprendi? a - nunca ninguém se importou o suficiente para me treinar ou pastorear; b - eu não tinha ideia nem havia sido advertido de que estava fazendo alguma coisa errada; c - os líderes da igreja nunca construíram um relacionamento com a equipe de trabalho deles. Por que é tão difícil para alguns líderes ouvir? Porque os líderes adoram falar e à medida que eles obtem maior autoridade existe o perigo de acharem que não há necessidade de ouvir. Os líderes por natureza, tendem a ser retirados da linha de frente da batalha. Para vencer, eles precisam ouvir constantemente aqueles que estão nas trincheiras porque dependem dessas informações para tomar decisões sábias. Antes de estar qualificado para profetizar ou liderar o povo de Deus, Ezequiel escreveu:

 ‘Lá fiquei entre eles sete dias, atônito. Ao fim dos sete dias, a palavra do Senhor veio a mim’. - Ezequiel 3:15,16.

Comentários