IDENTIFIQUE-SE

"O que escuta a repreensão adquire entendimento”. - Provérbios 15:32. 



Deus chamou Davi de "Um homem segundo o Meu coração". - Atos 13:22. Apesar dos seus erros, imperfeições e fracassos, uma das qualidades que faziam Davi ser grande era a sua disposição de reconhecer os seus erros. Eis dois exemplos disso:  

1- Quando estava fugindo da ira do Rei Saul, ele procurou a ajuda de certo sacerdote; uma decisão que fez com que Saul ordenasse a morte de oitenta e cinco sacerdotes e suas famílias. Arrasado, mas sem ficar na defensiva, Davi disse ao filho sobrevivente do sacerdote morto que o havia ajudado "Causei a morte de toda a família de seu pai". - 1 Samuel 22:22. Você pode imaginar assumir a responsabilidade por uma consequência tão trágica?  

2- Quando o profeta Natã confrontou-o sobre o seu caso com Bate-Seba e a sua tentativa de encobrir a gravidez dela mandando matar seu marido, Davi reconheceu: "Pequei contra o Senhor". - 2 Samuel 12:13. Você teria a maturidade emocional e espiritual para admitir algo assim? Ou você tem a tendência de defender os seus atos por medo de ser julgado, criticado ou rejeitado? Ás vezes você se sente atacado quando alguém lhe oferece uma avaliação, seja ela positiva ou negativa? Você se retira silenciosamente? Você acusa em troca ou culpa quem está te confrontando? Você faz comentários hostis? Você se torna sarcástico? Cometer erros não faz de você uma pessoa menor, mas defendê-los sim. Não permita que o orgulho roube de você a sabedoria que vem do reconhecimento dos seus erros e o impeça de crescer através deles. "Aquele que desdenha a instrução despreza a sua própria alma, mas aquele que escuta a repreensão adquire entendimento".

Comentários

  1. Amém!
    A marca da maturidade espiritual não é o quanto você aprende, é o quanto VOCÊ PÕE EM PRÁTICA, o que aprende!

    ResponderExcluir

Postar um comentário